sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

DISFAGIA: ENTENDA A DIFICULDADE DE ENGOLIR ALIMENTOS

Disfagia é o termo médico utilizado para dificuldade de engolir. Ela é caracterizada pelo esforço para transportar o bolo alimentar, da boca para o estômago. Ela é uma dificuldade bastante comum em idosos, podendo causar pneumonia aspirativa, quando o alimento cai no pulmão, podendo, em casos mais graves, levar a pessoa a óbito.
A disfagia pode estar relacionada com problemas de origem neurológica, como por exemplo, AVE (Acidente Vascular Encefálico), Parkinson, Alzheimer, Traumatismo Craniano e Paralisia Cerebral. Tal problema pode afetar crianças, adultos e, principalmente, idosos.
O profissional da fonoaudiologia irá diagnosticar e reabilitar a capacidade de engolir, propiciando uma alimentação de forma segura e mais prazerosa. 
Confira Alguns sintomas: engasgos frequentes ao se alimentar; dificuldade de engolir; tosse ao deglutir; sensação de alimento parado na garganta; dor ao se alimentar; alterações na voz após se alimentar; etc. Fique atento aos sintomas e procure uma avaliação.
Agende sua consulta com a Fonoaudióloga Dra.Iadny Carolina Fonseca: (88) 9 9776-9284 (celular / whatsapp). 
Ela atende na Clínica Equilibre.  A Equilibre conta também com serviços de Odontologia, Dermatologia, Fisioterapia, Nutrição, Ultrassonografia, Pediatria, Clínica Geral, dentre outros.  Endereço: Rua 24 de Maio, N° 916, próximo à Lojas Americanas, no centro de Camocim.  
Instagram: clinica_equilibre_saude
Postado por Tadeu Nogueira às 16:59h