terça-feira, 18 de dezembro de 2018

NO LIMITE! PARA EVITAR APAGÕES, ENEL INVESTE R$ 30 MILHÕES EM JERI

O aumento acelerado do movimento turístico da Praia de Jericoacoara, principalmente após o início do funcionamento do Aeroporto de Cruz, esbarrou na carga de energia ofertada pela Enel. 
O sinal vermelho para a situação ficou vermelho de vez durante a semana do Réveillon de 2018, quando vários apagões prejudicaram pousadas e restaurantes da pequena vila. 
O transtorno é praticamente imperceptível para quem se hospeda nos grandes hotéis e pousadas. Nesses estabelecimentos, imensos geradores dão conta do recado. 
Diante do agravamento do problema, o Prefeito de Jijoca de Jericoacoara, Lindbergh Martins, solicitou à Enel, ainda no início de 2018, a imediata expansão da carga elétrica da localidade.   
No final de agosto, a Enel iniciou as obras. Segundo Elicar Monteiro, Secretário Municipal de Infraestrutura, a Enel está investindo cerca de R$ 30 milhões no aumento da oferta de energia. 
"Com apoio da prefeitura, o cabeamento está sendo trocado nas áreas mais necessárias, como na beira da praia, por exemplo e 18 novos transformadores estão sendo instalados em pontos estratégicos", disse o gestor ao Camocim Online. Ainda de acordo com Elicar, a previsão é que o serviço seja concluído em janeiro de 2019. 
Caso a obra termine apenas na data anunciada, é possível que Jeri ainda sofra com alguns apagões durante o Réveillon 2019, evento que promete ser o maior e mais lotado de todos os tempos. Caso eles ocorram, os geradores terão que entrar mais uma vez em ação. 
Vale lembrar que toda a fiação pública de Jeri é subterrânea. 
Postado por Tadeu Nogueira às 11:20h
Foto: Tadeu Nogueira