sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

CANCELAMENTO DO CARNAVAL DE GRANJA: QUAL O REAL MOTIVO?

Alegando os transtornos ocasionados pelas fortes chuvas, que cortaram estradas e invadiram casas, a Prefeitura de Granja cancelou os festejos de carnaval na cidade deste ano.  
Na nota de esclarecimento a prefeitura afirma que “é preciso que se pondere que as circunstâncias atuais recomendam prudência e austeridade nos gastos públicos, para que se priorize a realização de ações preventivas que minimizam situações de riscos e vulnerabilidade da população em todo o município”.
Lá vou eu: o cancelamento está soando estranho em vários aspectos. Para quem acompanha as notícias de região, era fácil notar o desinteresse da Prefeitura de Granja pelo carnaval deste ano, isso muito antes das primeiras chuvas. Já em dezembro, sempre tinha o anúncio das primeiras atrações musicais. Dessa vez isso não aconteceu. 
Além disso, se o motivo de cancelar fosse mesmo as fortes chuvas, vale lembrar que, somente em janeiro e fevereiro de 2018, choveu 846 milímetros na cidade. Estradas também foram cortadas e residências foram invadidas por água e lama. No entanto, apesar disso, o carnaval ocorreu normalmente. 
Tal cancelamento, anunciado agora com bastante antecedência, nem cogitado foi à época. E olhe que as chuvas, dessa vez, foram menos da metade que as do mesmo período do ano passado. Segundo a Funceme, choveu, de janeiro até ontem em Granja, 492 mm. 
Desde 2013, quando mudou o formato do evento em Granja, sempre teve enchente antes da folia, causando os mesmos estragos, mas só em 2019 tomou-se essa decisão. Por quê?  
Para muitos Granjenses, a medida foi tomada por outro motivo e as chuvas entraram como um providencial pretexto para o maior interessado. 
Postado por Tadeu Nogueira às 08:20h

Nenhum comentário: