terça-feira, 19 de março de 2019

O PODER E A IMPORTÂNCIA DA VITAMINA C

A Vitamina C (ácido ascórbico) é um nutriente essencial para a regulação do corpo devido às suas funções. Algumas delas são: produção de colágeno, absorção de ferro, aumenta o sistema imunológico e previne infecções (com o sistema imunológico fortalecido as infecções se tornam menos recorrente).
A ausência desse nutriente no organismo pode retardar o processo natural de cicatrização ou deixar a pessoa mais propensa à infecções.
O nutriente não é produzido pelo nosso organismo, sendo adquirido através da alimentação (principais fontes de Vitamina C estão nas frutas cítricas) ou da suplementação.

GRIPE x RESFRIADO
Essas duas doenças respiratórias são bem parecidas e se confundem devido aos sintomas que são bastante semelhantes, apesar do vírus causador ser diferente.
Gripe: geralmente se inicia com febre alta, dor de garganta, dor muscular, dor de cabeça, coriza e tosse seca. A febre pode durar em torno de 3 dias, os demais sintomas se tornam mais evidentes com a progressão da doença.
Resfriado: os sintomas do resfriado são mais leves que os da gripe e duram menos tempo. Os sintomas incluem tosse, coriza, dor no corpo, congestão nasal, dor de garganta leve e febre com temperatura baixa. Este último sintoma não costuma aparecer.

COMO SE RECUPERAR DO RESFRIADO E DA GRIPE?        
O Resfriado e a gripe são doenças que afetam as vias respiratórias através de vírus e são transmitidas de pessoa para pessoa através das gotículas de saliva e muco.
O tratamento para essas doenças são: hidratação, umidificação do ar, bebidas quentes, descanso e uso de medicação (analgésicos, anti-inflamatórios, antitérmicos, expectorantes, xaropes).
A Vitamina C não trata os sintomas do resfriado ou da gripe, ela é um nutriente que deve ser ingerido diariamente a fim de evitar que o vírus se instale no organismo, consequentemente dificultando o aparecimento de doenças como gripes, resfriados e outras.
Por Thais Cavalcante (CRF-CE: 6507) 
Farmácia FTB Camocim (Rua 24 de Maio, 1360, em frente ao Fórum Alcimor Aguiar Rocha e Parada das Topics. Tel: (88) 3621-7100. Instagram: farmaciasftbcamocim