domingo, 17 de março de 2019

UBAJARA: RISCO DE ROMPIMENTO DE BARRAGEM GERA EVACUAÇÃO PREVENTIVA

Das 513 famílias que vivem no entorno da barragem do açude Granjeiro, localizado entre Ubajara e Ibiapina, 250 já foram retiradas do local na noite deste sábado (16) como medida preventiva. 
Após avaliações da Defesa Civil, a decisão foi tomada para evitar uma tragédia caso ocorra rompimento. O risco é considerado mínimo. 
Segundo informações divulgadas pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Corpo de Bombeiros (Cedec/CBMCE), responsável pela evacuação, parte das famílias foram realocadas em casas de parentes e outras foram encaminhadas para o Santuário da Mãe Rainha, localizado no Bairro São Sebastião.
A medida é justificada pela realização das obras de abertura de um novo sangradouro. "Está chovendo nas cabeceiras do rio, e temos a necessidade de fazer a remoção das pessoas que estão à jusante do rio. O risco de rompimento é minimo, mas existe, e não podemos trabalhar com nenhuma possibilidade de risco, por isso estamos fazendo esse trabalho que é altamente preventivo", explicou Renê Vasconcelos, prefeito de Ubajara, em transmissão ao vivo pelo Facebook.
Ainda segundo ele, réguas foram instaladas no açude para realizar o monitoramento do nível da água. A previsão, até o momento, é de que as obras sejam concluídas entre segunda (18) e terça (19).
Postado por Tadeu Nogueira às 11:05h
Com informações do DN / Foto: Emanuell Coêlho