sábado, 20 de abril de 2019

BANHISTAS SOFREM QUEIMADURAS DE ÁGUAS-VIVAS EM JERI

Dezenas de banhistas sofreram queimaduras após entrarem em contato com águas-vivas na praia de Jericoacoara, nesta sexta-feira (19). Os guarda-vidas do Corpo de Bombeiros registraram pelo menos 25 ocorrências.
De acordo com o primeiro-tenente José Guilherme Veras Neto, do Estado-Maior da Operação Semana Santa, a incidência dos acidentes tem relação com o período chuvoso. 
O Corpo de Bombeiros recomenda que os banhistas adotem algumas medidas para evitar o ataque de águas-vivas. Entre elas estão:
- Perguntar ao guarda-vidas se há incidência desses animais no local onde deseja tomar banho. Se houver, evite entrar no mar. 
- Se você for queimado, saia imediatamente da água e lave o local apenas com água do mar, sem esfregar as mãos na área afetada. A única outra substância recomendável para se colocar na área atingida é o vinagre, que neutraliza a ação da toxina.
- Nunca toque nos animais, nem mesmo naqueles que estejam mortos na areia da praia.
- Caso haja grande área de queimadura, ou se surgirem sintomas como vômitos, náuseas, câimbras musculares ou dificuldade para respirar, é recomendado que se busque uma unidade de saúde para tratamento específico.
Postado por Tadeu Nogueira às 12:23h
Com informações do DN 

Nenhum comentário: