quarta-feira, 22 de maio de 2019

ALUNA DE INSTITUTO FEDERAL GAÚCHO VENCE FEIRA MUNDIAL DE CIÊNCIAS

A estudante Juliana Estradioto, egressa do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), foi premiada na International Science and Engineering Fair (Isef), evento considerado a maior feira de ciências do mundo. 
A premiação, na categoria de Ciências Materiais, foi anunciada nesta sexta-feira (17), último dia do evento em Phoenix, no Arizona, EUA.
Foi a terceira vez que Juliana participou do evento. Ela elaborou a pesquisa vencedora quando cursava Técnico de Administração Integrado ao Ensino Médio no Campus Osório do IFRS, no Litoral Norte do RS, segundo informou a instituição.
O estudo de Juliana aborda o aproveitamento da casca da noz macadâmia para confeccionar uma membrana biodegradável, que pode ser utilizada em curativos de pele ou em embalagens, substituindo o material sintético. Além de contribuir com a sustentabilidade, o material é mais econômico.
No ano passado, ela havia recebido o prêmio de Jovem Cientista na categoria Ensino Médio, com o projeto "Desenvolvimento de um filme plástico biodegradável a partir do resíduo agroindustrial do maracujá", também desenvolvido no IFRS.
Postado por Tadeu Nogueira às 19:15h
Com informações do G1