terça-feira, 28 de maio de 2019

SOBRAL: 100 ANOS DO ECLIPSE QUE COMPROVOU A TEORIA DA RELATIVIDADE

A cidade de Sobral recebe, durante esta semana, uma exposição de fotos alusivas ao eclipse solar visto naquele município há 100 anos por pesquisadores brasileiros e estrangeiros.
O fenômeno comprovou a Teoria da Relatividade Geral proposta pelo físico alemão Albert Einstein anos antes e constituiu uma das maiores conquistas científicas do século 20.
A exposição Pelo Céu de Sobral pode ser vista na Casa de Cultura de Sobral até o dia 29 de junho. Além da exposição, até o dia 31 deste mês, no mesmo local, pesquisadores do Observatório Nacional (ON) desenvolverão atividades relativas ao eclipse e à relatividade geral, interagindo com estudantes do ensino secundário da cidade.
Na quarta-feira (29), quando se completa o centenário do eclipse, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) e o Observatório Nacional inauguram a exposição O Eclipse - Einstein, Sobral e o GPS, alusiva à data.
O eclipse de Sobral teve duração de 6 minutos e 51 segundos e foi considerado um dos mais longos eclipses solares do século 20. As fotografias tiradas permitiram concluir que as estrelas não ocupavam suas posições habituais e previstas no firmamento, o que era compatível com os cálculos feitos com base na teoria da relatividade.
Postado por Tadeu Nogueira às 18:31h
Com informações da Agência Brasil