quarta-feira, 10 de julho de 2019

ASSEMBLEIA HOMENAGEIA 120 ANOS DA MARINHA EM CAMOCIM

A Agência da Capitania dos Portos em Camocim foi homenageada em sessão solene, nesta terça-feira (09), em razão dos 120 anos de sua fundação. 
O evento aconteceu no Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa e foi proposto pelo deputado Sérgio Aguiar (PDT).
Segundo o parlamentar, a agência da Capitania dos Portos em Camocim desempenha relevante papel em toda sua área de jurisdição com 52 municípios, incluindo uma considerada faixa litorânea de aproximadamente 200 quilômetros, que se estende dos municípios de Itarema até Chaval, além de quatro grandes rios, oito açudes e cinco lagoas.
O agente da Capitania dos Portos do Ceará em Camocim, Ricardo Corrêa Peixoto, ressaltou a impossibilidade de quantificar o número de pessoas salvas pelos profissionais da agência não apenas após o infortúnio, mas, sobretudo, pela orientação em não permitir que embarcações se lançassem ao mar à revelia da segurança da navegação. 
Já a prefeita de Camocim, Monica Aguiar, acentuou a importância dos cursos oferecidos pela Capitania dos Portos aos pescadores e aquaviários. 
Receberam homenagens o presidente da Sociedade Amigos da Marinha de Camocim (Soamar), Márcio Glaidson Pereira de Sousa; o presidente da Soamar Ceará, Meton César de Vasconcelos; o capitão dos Portos do Ceará, Madson Cardoso Santana; o comandante do 3º Distrito Naval, vice-almirante Alan Guimarães Azevedo; e os capitães tenentes Henrique Pereira de Sousa e Ricardo Corrêa Peixoto.
Também foi homenageado, “in memoriam”, o senhor José Hindenburg Sabino Aguiar.
Participaram da solenidade, ainda, o presidente da Câmara Municipal de Camocim, César Veras (PDT); o cônsul honorário do Marrocos no Nordeste, Erivaldo Xavier Travassos; e o comandante da Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará (EAM/CE), Alexandre Pereira da Silva.
Postado por Tadeu Nogueira às 21:02h
Com informações da ALCE