sábado, 31 de agosto de 2019

GRANJA: PROJETO DE ROBÓTICA VENCE MOSTRA INTERNACIONAL

O Projeto de Robótica FIEL (Ferramenta de Iniciação Educacional em Libras), desenvolvido pelos estudantes Morais Lendengue e Yasmin Ísis, da Escola Profissional Emmanuel Arruda, de Granja, venceu a Mostra Internacional de Robótica do Cariri, ficando à frente de projetos de toda a América do Sul. 
O evento aconteceu de 26 a 30 de agosto, em Juazeiro do Norte. 
O Professor Marcos Ambrósio foi o orientador do projeto. Marcos foi certificado e reconhecido no evento como Professor Destaque)
O FIEL tem grande relevância social, pois visa facilitar a comunicação das pessoas com deficiência auditiva através de tradução da linguagem falada por meio de uma mão robótica que faz movimentos em Libras de tudo que se fala.
O projeto já foi campeão no ano de 2018 na Feira Científica da Regional Crede 04, sendo credenciado para o Ceará Científico.
Com a conquista, o projeto foi credenciado para representar o Brasil na Tunísia. 
Para o diretor Edinasio Paulo, o incentivo ao conhecimento científico é prioridade na formação dos jovens estudantes. "Toda a comunidade escolar sente-se representada pelo reconhecimento do projeto e agradece o valioso apoio e parceria da Crede 04, na pessoa da professora Elvira Veras e da Seduc, na pessoa da secretária Eliana Estrela,  que não mediram esforços para que o Ceará fosse destaque nesse evento científico", ressaltou. 
Postado por Tadeu Nogueira às 11:33h