quarta-feira, 11 de setembro de 2019

CAMOCINENSE É ELEITO DIRETOR DA ESCOLA DE ENFERMAGEM DE MANAUS

O Camocinense Esron Soares Carvalho Rocha, de 54 anos, foi eleito Diretor da Escola de Enfermagem de Manaus, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).  
Ele será empossado nesta sexta-feira (13), às 15h, para o quadriênio 2019-2023.  
O Professor Esron Rocha será o 15º diretor da Escola de Enfermagem desde sua fundação em 1949.
Nascido em Camocim no ano de 1965, Esron estudou no antigo Colégio João Ramos. Seguiu para Sobral, onde cursou o extinto "Segundo Grau" e fez Enfermagem na Universidade Vale do Acaraú (UVA). Seu primeiro trabalho foi na Santa Casa de Sobral, onde ficou até 1990. De lá partiu para Manaus.  
Esron é Doutor em Ciência na área de concentração Enfermagem na Saúde do Adulto pela Universidade de São Paulo (2016), Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (2007), Especialista em Saúde Pública com ênfase em Saúde Indígena pela Universidade Federal do Amazonas (2000). 
Atualmente é professor adjunto III da Universidade Federal do Amazonas, nas disciplinas Saúde Coletiva, Saúde Indígena e Estágio Curricular I (módulo rural), Coordenador estadual no âmbito da Ufam do Programa de Acesso e Melhoria da Qualidade – PMAq, Coordenador Pedagógico do curso de Qualificação de Agentes Indígenas de Saúde, Agente Indígena de Saneamento no Alto Rio Negro e Professor Permanente do Mestrado Profissional em Enfermagem da Ufam. 
E não para por aí. Esron é Presidente da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn/Amazonas, gestão 2013–2016 e 2016–2019), Membro Titular da Comissão Intersetorial de Saúde Indígena (CISI), Avaliador ADOC da Revista Latino América de Enfermagem e Revista Brasileira de Enfermagem (REBEn), Presidente do 71º Congresso Brasileiro de Enfermagem 2019 e Coordenador da Telesaúde Indígena no âmbito da Ufam.  Foi também Coordenador do Programa de Pós-Graduação Latu Sensu do Centro de Pesquisa Leônidas e Maria Deane (Fiocruz). 
Tem experiência teórica e prática na área de Enfermagem na Atenção Primária e Saúde Indígena. Sua produção cientifica tem dado ênfase a temas como saúde indígena, etnografias de práticas sanitárias, controle social em saúde, Saúde da Família e Avaliação de Políticas e Programas de Saúde.
Em rápida entrevista ao blog, Esron disse que costuma matar a saudade de Camocim e de seus familiares durante as férias. Sobre suas conquistas em uma terra tão distante, ele ressaltou, em mensagem dirigida aos jovens de Camocim, que não há limites para quem persevera e acredita em si mesmo. 
Postado por Tadeu Nogueira às 12:23h
Com informações adicionais da UFAM