sexta-feira, 20 de setembro de 2019

EMOÇÃO MARCA HOMENAGEM DE CAMOCIM À MARIA DA PENHA

A cidade de Camocim vivenciou momentos de extrema emoção na noite desta quinta-feira (19), na Escola Profissional Monsenhor Expedito.
Diante de um auditório lotado, a Farmacêutica e ativista de Direitos Humanos, Maria da Penha Maia Fernandes recebeu o título de cidadã Camocinense. A homenagem, aprovada pela Câmara de Camocim, teve o Vereador Kléber Veras como proponente.
O evento, promovido pelo Camocim Online, tendo a Câmara Municipal como ente parceiro, reuniu representantes dos três poderes e de diversas instituições, incluindo mulheres assistidas pelos Creas, Acadêmicos de Direito e público em geral.
Durante seu pronunciamento, Maria da Penha lembrou um pouco da sua trajetória e o quanto lutou para conseguir a criação da legislação vigente.
"A lei Maria da Penha é uma lei que me custou muito anos de luta para sair do papel. Fui vítima em 1983, naquela época não existia nem delegacia da mulher no país. Fui vítima de uma simulação de um assalto, porque não houve o crime, quando descobriram que não tinha assalto, começou a minha luta por justiça que durou 19 anos ", lembrou.
A mais nova cidadã de Camocim pediu a criação de Centro de Referência da Mulher.
"O Centro tem que se criado dentro de postos de saúde, CRAS, CREAS, ou em um lugar onde a mulher vai com o filho ou onde vai quando for ferida. O Centro precisa de equipes formadas por psicólogos, psiquiatras e advogados para atender a mulher que está sofrendo várias violências domésticas", explicou. 
A solicitação foi prontamente atendida pela Prefeita Monica. "Enviarei projeto à Câmara Municipal com esse intuito", disse a gestora durante o evento. 
Após o histórico acontecimento, os presentes formaram uma enorme fila para tirarem fotos com a homenageada, que de forma educada e simpática, atendeu os pedidos.  
Veja essas fotos AQUI. E AQUI confira as fotos da solenidade. 
Postado por Tadeu Nogueira às 11:30h
Fotos: Vando Arcanjo