terça-feira, 5 de novembro de 2019

PESQUISADOR DO IFCE CAMOCIM PODE TER SOLUÇÃO CONTRA MANCHAS DE ÓLEO

Pode estar em Camocim uma das soluções contra um dos maiores desastres ambientais ocorridos no Brasil. 
Uma emulsão composta por água, óleo, nutrientes inorgânicos, gelatina e surfactantes, produzida pelo professor Edmo Montes (foto), do IFCE, durante pesquisa de doutorado na Universidade Federal de Viçosa (Zona da Mata Mineira), pode ser a solução contra as manchas de óleo que se espalham pelo litoral do Nordeste. A informação é da assessoria de imprensa do Instituto.
A emulsão dupla fertilizada – como é chamado o produto, proporciona a biodegradação de óleo no mar por meio da ação de micro-organismos, principalmente as bactérias. Esse tem sido exatamente o maior desafio dos profissionais e dos voluntários que buscam eliminar as manchas de óleo que têm contaminado o mar do Nordeste há mais de 60 dias, gerando riscos à fauna e à flora marinhas, bem como aos banhistas e às equipes envolvidas na operação de limpeza.
Tanto o óleo presente na lâmina d’água, quanto aquele que permanece em áreas de mangue e incrustado em rochas, que são de difícil acesso e limpeza, podem ser biodegradados ao se empregar a tecnologia. As emulsões possuem afinidade pelo petróleo, visto que sua superfície é hidrofóbica e, portanto, tendem a permanecer aderidas a ele”, explica o pesquisador, que também é coordenador de Pesquisa e Extensão do IFCE Camocim.
Postado por Tadeu Nogueira às 22:05h
Com informações do Blog do Eliomar de Lima