terça-feira, 24 de dezembro de 2019

"O CORETO DA LUZ", POR CARLOS AUGUSTO DOS SANTOS

Pouca gente sabe, mas, a Praça do Coreto foi a primeira praça construída em Camocim pelo então Intendente Municipal Francisco Nelson Chaves (1923-1927). 
Provavelmente construída entre 1923-24, recebeu ao longo do tempo, várias denominações, desde a oficial, Praça Sete de Setembro, depois rebatizada de Praça Francisco Fontenele Frota (Chico Panair). No entanto, no gosto popular, se seculariza Praça do Coreto, face à construção de origem francesa que adornou várias praças no mundo afora. Em Camocim, tivemos outra praça no mesmo formato em frente do Camocim Club, demolida há muito tempo atrás.
No entanto, outro fato importante marca a existência do Coreto, cuja praça passa agora por mais uma reforma (maquete abaixo), segundo dizem, para resolver uma demanda de estacionamento no núcleo central da cidade. 
Foi neste Coreto que se deu a inauguração do primeiro sistema de iluminação pública de Camocim, em 1925, sob a responsabilidade do engenheiro Raimundo Cela, que depois se tornou um famoso pintor de renome internacional. O jornal Diário do Ceará reportou:
"Na Praça 7 de Setembro, especialmente engalanada para o ato, realizou-se às 20 horas, a inauguração oficial da iluminação. No coreto recentemente construído viam-se os convidados para o ato. O orador oficial da festa sr. Tertuliano Menezes, inspetor escolar regional, pronunciou excelente discurso sobre a importância do ato e se congratulando com a população. Aplausos demorados abafam as últimas palavras do orador..." 
Com a reforma, esperamos que o Coreto possa ser revitalizado sendo espaço para apresentações musicais, retretas, dentre outras atividades culturais. 
Postado por Carlos Augusto P.dos Santos (Blog Camocim Pote de Histórias

(Diário do Ceará, In: GALVÃO, Roberto. Prova de Estágio. Notas Biográficas de Raimundo Cela, Fortaleza: Expressão Gráfica, 2019, p.61-2).

Um comentário:

FRANKLI disse...

Camocim uma das cidade mais bonita do litoral oeste propicia para vários Sports
aquáticos como kitesurf, windsurf;bom na minha opinião como nativo dessa cidade maravilhosa é que esse projeto da praça do coreto, incluir-se uma academia a céu aberto com barras, paralela e alguns pesos para nos atletas e outras pessoa possam usufruir também...

a praça fica no local bem estratégico onde passam varias pessoas para caminhar e exercitar...