sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

SECRETARIA DA SAÚDE DE CAMOCIM - NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Secretaria Municipal da Saúde de Camocim, diante dos questionamentos sobre o óbito de Geilson Oliveira da Silva, de 25 anos, com causa básica, conforme Declaração de Óbito expedida pela Santa Casa de Misericórdia de Sobral, de Choque Séptico, Sepse e Meningoencefalite – sugestiva de meningite do tipo viral, comunica que não há indicativo de surto da doença no município e, com isso, não há motivo para pânico, tratando-se, portanto, de um caso isolado.
A Vigilância Epidemiológica de Camocim, serviço responsável por atuar em casos de doença infectocontagiosa conforme determinação do SUS, ao ser informada, de forma imediata iniciou a intervenção com o objetivo de bloquear possível disseminação da doença. Como medida preventiva foi realizada a quimioprofilaxia (uso de medicamento e vacina) em pessoas que tiveram contatos diretos com o paciente.
A abordagem diante de casos suspeitos e/ou confirmados de doença infectocontagiosa é regulamentada pelo Ministério da Saúde por meio de protocolo que estabelece os seguintes passos:
1- Notificar a vigilância epidemiológica municipal;
2- Identificar os contatos íntimos e
3- Se necessário, realizar quimioprofilaxia nos contatos.
No evento suspeito de meningite registrado no Município, sendo este o único caso de paciente existente que apresentou sintomas compatíveis com a doença, a adoção do protocolo se deu de maneira imediata aos indivíduos que tiveram contato íntimo com o mesmo, ou seja, indivíduos que compartilharam o mesmo dormitório e/ou pessoas diretamente expostas às secreções do paciente.
Ressaltamos que, de acordo com estudos científicos e protocolo do Ministério da Saúde, os casos secundários são raros e geralmente ocorrem nas primeiras 48 horas a partir do primeiro caso. Passados sete dias desde o registro do evento no Município, não há identificação de novos casos.
A Secretaria Municipal de Saúde, através do Serviço de Epidemiologia, continua vigilante e está à disposição para os devidos esclarecimentos.
Camocim, 20 de Dezembro de 2019
Fernando Wilson Fernandes Silva 
Secretário Municipal de Saúde (Camocim - Ceará)