quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

EÓLICA NO MAR DE CAMOCIM: EMPRESAS AVALIAM VIABILIDADE

O estado do Ceará já possui duas propostas em estudo sobre geração de energia eólica em alto mar: um em Caucaia e outro em Camocim, segundo Jurandir Picanço, consultor de energia da Fiec. O País ainda não tem parques offshore ativos.
A viabilidade dos projetos está sendo avaliada por empresas. Picanço explicou que, apesar das condições de vento no estado serem melhores em relação a outras localidades no mundo, é preciso considerar os gastos logísticos envolvidos.
"Esses parques offshores já são muito utilizados na Europa, mas as condições aqui são muito melhores. Só resta saber se os custos adicionais aqui no Ceará compensariam o investimento, considerando o transporte das pás, por exemplo, porque os equipamentos são maiores do que o normal", destacou.
O Atlas Eólico e Solar do Ceará, lançado em conjunto pela Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), a FIEC e o Sebrae, e elaborado pela Camargo-Schubert, destaca o litoral de Camocim, com fator de capacidade mais elevado do estado para gerar energia eólica em alto mar. 
Postado por Tadeu Nogueira às 07:36h
Com informações do DN