sexta-feira, 3 de janeiro de 2020

SUCATEADA, ENEL CAUSA PREJUÍZOS À PRAIA DE TATAJUBA

Em 1996, a então Coelce (atual Enel), instalou três transformadores na Vila da Tatajuba, localidade que abriga a praia de mesmo nome, situada no litoral leste de Camocim. 
Quase 30 anos depois, além do aumento da população local, a Praia de Tatajuba passou, de área inexplorada, para um dos destinos turísticos mais visitados do litoral cearense, principalmente por kitesurfistas do mundo inteiro. 
Com sua descoberta pelo turismo esportivo, Tatajuba, que está na principal rota de passeios de Jeri, começou a ganhar pousadas, bares, barracas e restaurantes. 
Pois bem, sem a troca por transformadores mais potentes diante do aumento da demanda, Tatajuba passou a sofrer com apagões em períodos de grande movimento. Foi o que aconteceu nesse Réveillon. Por dois dias seguidos o fornecimento de energia ficou comprometido, com "queda de fase", deixando alguns locais sem energia. 
A reclamação maior dos moradores e representantes do trade turístico é em relação à demora no atendimento e na recusa da empresa em renovar e expandir sua rede. 
No primeiro apagão, ocorrido no dia 30 de dezembro, alguns freezers, equipamentos de som e tvs queimaram de forma instantânea. 
"Os transformadores deveriam ser trocados a cada dez anos. Já vamos entrar na terceira década e nada é feito. Por outro lado, a conta chega em dia", disse um morador. 
Sobre o assunto, a Enel sempre optou pelo silêncio como resposta. 
Postado por Tadeu Nogueira às 14:26h