terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

DOAÇÃO DE SANGUE: DESFAZENDO MITOS

Ainda há muitos mitos sobre doação de sangue. E isso ainda afasta quem se deixa levar por eles. 
Levando em conta que você ou alguém da sua família, além de amigos, podem necessitar de sangue em uma situação urgente, em caso de doença ou acidente, é essencial que a verdade seja conhecida sobre o tema. Confira abaixo alguns dos principais mitos sobre esse ato de amor que salva vidas:  
A doação afina ou engrossa o sangue: 
Ele continua com a mesma consistência. O que acontece é que o organismo leva um tempo para recuperar os componentes sanguíneos. A reposição do volume retirado ocorre em cerca de 24 horas. Já a reposição dos glóbulos vermelhos e do nível de ferro leva no mínimo 8 semanas. 
É preciso estar de jejum para fazer doação de sangue: 
A doação não deve ser feita em jejum. A recomendação é fazer uma refeição leve nas três horas que antecedem a doação. 
Não é recomendado fazer a doação quando se está menstruada: 
A menstruação não é um impeditivo e não atrapalha a doação. O que determina a possibilidade de doação é o teste de anemia feito em todos os doadores na triagem. 
Portanto, se você tem entre 16 e 69 anos, pesa acima de 50 kg e está saudável, esqueça os mitos e compareça ao IFCE Camocim no dia 14 de fevereiro, das 8h às 12h, para garantir, com seu ato solidário, o estoque do Hemoce de Sobral para toda a Zona Norte durante o período de carnaval, considerado um dos feriados mais violentos do ano.  
Apoiadores: Restaurante O Euclides - Norma Decorações - Online Telecom - Tiago Soluções Gráficas - Secretaria Municipal da Saúde. 
Postado por Tadeu Nogueira às 19:33h