terça-feira, 31 de março de 2020

FEBRE E TOSSE LIDERAM SINTOMAS DOS INFECTADOS NO CEARÁ

Febre e Tosse foram os sintomas mais comuns apresentados pelos pacientes infectados pelo coronavírus no Ceará, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa). 
Dos 382 casos confirmados no Estado, 210 foram notificados via sistemas oficiais de informação como o Redcap ou Sivep-Gripe, apresentando um perfil epidemiológico de cada caso. Dentre estes 210 casos, cerca de 76,7% apresentaram tosse e febre.
De 45 idosos com mais de 60 anos infectados pelo novo coronavírus, 36 apresentaram tais queixas. Outros sintomas como coriza, dor de garganta e cefaleia (dor de cabeça) atingiram cerca de 38% dos casos relatados pelos sistemas, o equivalente a 80 pacientes.
Dentre os 210 casos cujo perfil completo de sintomas foi apresentado, cerca de 46 pacientes apresentaram falta de ar ou dificuldade para respirar, equivalente a 22% dos casos. Sintomas como dor ou fraqueza muscular acometeram 30% desses pacientes, marcando 63 casos.
Os sintomas menos comuns identificados dentre os 210 casos apresentados foram náuseas e vômitos, calafrios, diária e congestão nasal. Estes não foram relatados em mais do que 25 casos, não apresentando portanto índice de incidência maior que 15%.
Postado por Tadeu Nogueira às 09:33h
Com informações do Jornal O Povo