terça-feira, 19 de maio de 2020

COVID-19: RESOLUÇÃO TORNA VACINA BEM PÚBLICO MUNDIAL

Após semanas de negociação, a Organização Mundial da Saúde (OMS) aprova uma resolução que determina que uma eventual vacina contra o coronavírus será considerada como um bem público mundial. 
Mas o acordo foi considerado como "fraco" por parte de ativistas, que esperam uma linguagem mais clara do compromisso de governos para garantir acesso universal e gratuito. A agência de Saúde realizou nesta semana sua assembleia anual, com a participação de chefes-de-estado e ministros de todos os 194 países.
O evento, virtual, foi marcado por duras críticas contra a OMS e ataques mútuos entre governos. Considerado pelo presidente Jair Bolsonaro como seu principal aliado no mundo, o governo dos EUA tentou dificultar a declaração na OMS que garanta que patentes não sejam um obstáculo a um amplo acesso mundial aos produtos. Mas uma aliança improvável entre Japão, Reino Unido, Alemanha e alguns países emergentes isolou Washington.
Nos bastidores, a negociação revelou nas últimas três semanas a dimensão da disputa diplomática em relação ao futuro da vacina e de tratamentos.
Postado por Tadeu Nogueira às 12:02h
Com informações do UOL

Nenhum comentário: