sexta-feira, 8 de maio de 2020

LOCKDOWN EM SOBRAL COMEÇA HOJE - CONFIRA AS REGRAS

A cidade de Sobral passará a ter maiores restrições de circulação a partir desta sexta-feira, 8. O prefeito Ivo Gomes (PDT) anunciou em suas redes sociais na noite desta quinta-feira, 7, o decreto municipal que institui o lockdown, medida similar à que foi adotada para Fortaleza. As ações durarão até o dia 17 de maio.
Sobral permanecerá fechada para moradores de outros municípios por 10 dias, à exceção de pessoas que residam em outra cidade e trabalhem com serviços essenciais na cidade. Moradores de Sobral que estejam em outros municípios também poderão retornar para suas casas. Não há restrições para a saída de pessoas do município.
Os bairros e distritos que estão com índice de contágio acima da média da Cidade (veja lista ao final do texto) terão medidas especiais de restrição. Nestes locais os pequenos comércios, como mercadinhos, poderão funcionar de segunda a sexta-feira apenas até as 17 horas, e aos sábados até meio-dia. Fora destes horários, é permitido somente serviço de entregas.
Haverá monitoramento da circulação de pessoas e veículos nestas localidades, com participação de Guarda Municipal (GM), Polícia Militar (PM), Polícia Rodoviária Estadual (PRE), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e agentes de trânsito.
No centro comercial da Cidade, também haverá diferenciação. O perímetro de restrição será ampliado, e haverá barreiras nos acessos dos bairros. O Mercado Público de Sobral será fechado, e na região central, a partir deste sábado, 9, só será permitido o funcionamento de bancos, casas lotéricas e farmácias.
O expediente bancário na área terá horários alterados: até as 12 horas funcionarão apenas a agência da Caixa Econômica Federal (CEF) e casas lotéricas, enquanto outros bancos abrirão das 12 às 17 horas. Em frente à CEF será instalada tenda com cadeiras distanciadas para quem aguarda atendimento.
Outras agências da CEF permanecerão atendendo em horário normal, com exceção da agência do Centro de Convenções, que funcionará das 12 às 17 horas. Está proibida a entrega de senhas para pessoas que pernoitarem nas proximidades das agências.
Oficinas mecânicas e concessionárias de veículos também devem mudar os horários de funcionamento, sendo permitido apenas de 13 às 18 horas. Lojas que vendam peças automotivas devem funcionar apenas com delivery, sendo proibido o atendimento presencial.
Comércios não essenciais devem permanecer fechados. Serviços de drive-thru também estão proibidos. A venda de máscaras só será autorizada com serviço de entrega.
Equipes da GM, PM, PRE, PRF e guardas de trânsito devem atuar na fiscalização e em ações de conscientização da população. Haverá abordagens a quem circular nas ruas, e será necessário preencher um documento informando nome, endereço, motivo da saída à rua e destino.
Funcionários de serviços essenciais, como de saúde e telecomunicações, devem apresentar crachá ou declaração da empresa. Empregadas domésticas que trabalhem nas casas destes funcionários devem portar declaração dos patrões, e funcionários de serviços não essenciais devem permanecer em casa e não poderão ter empregadas domésticas.
Taxistas, mototaxistas e motoristas de aplicativos devem circular obrigatoriamente com máscaras, assim como os passageiros. As mesmas restrições valem para o transporte público. Também não será permitida a aglomeração de mototaxistas.
Veículos poderão circular somente nos seguintes casos: busca de atendimento médico, assistência veterinária, trabalho em atividades essenciais, entrega de bens essenciais a pessoas em grupos de risco e compra de materiais imprescindíveis ao exercício profissional.
O deslocamento será permitido também em algumas situações: ida a órgãos públicos, inclusive delegacias e unidades judiciárias, caso seja necessário atendimento presencial ou para cumprimento de intimação; dirigir-se a serviços essenciais; exercício de missão institucional de interesse público; assistência a idosos, crianças, pessoas com deficiência ou necessidades especiais; prestação de serviços assistenciais a populações vulneráveis; serviços de entrega; transporte de cargas; profissionais de segurança ou de saúde; veículos de estabelecimentos que prestem serviços essenciais e serviços de táxi, mototáxi ou motoristas de aplicativo.
Como medida para evitar a aglomeração de pessoas, está proibido o consumo de bebidas alcoólicas em espaços públicos da Cidade. Também não será permitida a venda para consumo no local, mesmo em estabelecimentos privados.
Denúncias de desrespeito às restrições, de aglomeração e circulação de pessoas devem ser feitas pelos telefones (88) 9 8802 5055, (88) 9 8802 3524 (ambos atendem apenas por WhatsApp) e (88) 9 8802 3034 (por ligação). Também é possível contatar a Vigilância Sanitária pelo número (88) 3611 2223.
Postado por Tadeu Nogueira às 10:04h
Com informações do Jornal O Povo