quinta-feira, 4 de junho de 2020

COVID-19: ZONA NORTE TEM 91,9% DOS LEITOS OCUPADOS

A taxa de ocupação de leitos de Covid-19 na região Norte do Ceará está em 91,9%, segundo o boletim epidemiológico da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) divulgado nesta quarta-feira (3). 
Nas enfermarias a taxa é de 75,1%, e nas UTIs, o índice de ocupação é o mais alto por região no estado, de 108%. O Hospital Regional Norte, em Sobral, supera esse índice com 115,5% de ocupação de UTIs.
Na última sexta-feira (29) o secretário da Saúde, Carlos Roberto Martins, o Dr. Cabeto, chegou a alertar para um aumento de casos no interior do Ceará, especialmente na região Norte. 
"Fizemos o mapeamento da incidência do número de casos por 100 mil habitantes e da mortalidade por coronavírus, que é muito importante. Essas cidades estão a maioria agora na região Norte. Nos preocupa aquela região de Itapipoca, até Camocim, Sobral e Santa Quitéria", disse.  
Ainda conforme o boletim, os números de pessoas em UTIs em todo o estado permanece estável, com 93% de tais leitos ocupados no total. Dos hospitais cearenses que atendem pacientes de alta complexidade com a Covid-19, 13 estão com os leitos de terapia intensiva completamente ocupados. 
Por outro lado, a taxa de ocupação das enfermarias, para pacientes de média complexidade, tem diminuído e estão hoje na faixa de 68,2% de uso. 
Os pacientes que contraíram a Covid-19 e precisaram permanecer no hospital tiveram uma média de 7,8 dias de internação, embora haja pessoas que ficaram um dia 1, e outras, 89 dias nas unidades de saúde. 
Já em relação aos pacientes que morreram, a média entre a data de início dos sintomas e a data da chegada ao atendimento hospitalar foi de 6,5 dias. 
Houve ainda 62 pessoas que contraíram a doença enquanto estavam internadas em algum hospital. 
Em sete dias, a taxa de mortalidade da Covid-19 no Ceará passou de 22,3 para 37,3 óbitos para cada 100 mil habitantes. 
Postado por Tadeu Nogueira às 07:56h
Com informações do DN

Nenhum comentário: