quarta-feira, 3 de junho de 2020

TERAPIAS INTEGRATIVAS NO TRATAMENTO DA COVID-19

Acupuntura, fitoterapia, reiki, meditação são algumas das 29 Práticas Integrativas e Complementares (PICs) que são oferecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). 
Em maio, o Conselho Nacional de Saúde (CNS) aprovou recomendação para que gestores públicos usem e divulguem as PICs no tratamento da Covid-19. 
No Ceará, os centros 4 Varas, Movimento Saúde Mental e Mundo Akar realizam esses procedimentos terapêuticos à distância durante a pandemia do novo coronavírus.
"Várias patologias se geram por causa do medo e da insegurança: pânico, fobias, hipocondria, transtorno obsessivo compulsivo, transtorno pós-traumático de estresse e também sintomatologia depressiva, ocasionada pelas perdas. Então estas práticas ajudam, seja no acompanhamento terapêutico, seja na prevenção de patologias mais graves", explica o padre e médico Rino Bonvini, fundador do Movimento Saúde Mental. 
O projeto tem uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Em 2004, foi inaugurado um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) no bairro Bom Jardim, em Fortaleza.
"A Covid-19 aumenta a ansiedade, o medo, a preocupação, o nosso contato com pessoas que ficam doentes, que morrem. Isso gera um clima de terror", pontua o padre Rino. 
De acordo com ele, o grupo terapêutico online tem como objetivo acolher, escutar, trocar ideias e experiências, "de como conviver com esse tipo de situação muito grave, ajudam a fortalecer o sistema de saúde mental, saber que estamos juntos faz uma grande diferença", conclui.
Postado por Tadeu Nogueira às 15:45h
Com informações do DN