quarta-feira, 24 de junho de 2020

VOCÊ É VÍTIMA DE GRUPOS DE WHATSAPP? SAIBA COMO AGIR

Se você está sendo difamado no Facebook, Instagram, sites ou em grupos de whatsapp de Camocim ou de qualquer outro lugar do país, com montagens de fotos e vídeos ou mensagens ofensivas, fique atento a algumas dicas abaixo, enviadas ao Camocim Online pelo site especializado em crimes virtuais SaferNet: 
1- Salvar as Evidências 
Gravar e arquivar o máximo de informações das páginas e mensagens onde o conteúdo foi compartilhado: salvar URLs, tirar prints das telas, arquivar e-mail e guardar conversas trocadas por aplicativos de mensagens.
2- Ata Notarial 
Se pretender abrir um processo judicial contra o autor, registrar o material em tabelionato de nota como ata notarial (este é um procedimento feito pelo tabelião que atesta que o material é verídico). No caso de grupos de whatsapp, os administradores também podem ser acionados judicialmente. 
3- Denunciar 
Faça um Boletim de Ocorrência em uma delegacia próxima, ou se houver em sua cidade, uma delegacia especializada em crimes cibernéticos. Você também pode entrar com uma queixa-crime contra os autores. 
Grupo de whatsapp não é terra sem lei. Quem publica ou compartilha mensagens abusivas por apps de bate-papo ou por redes sociais, pode ser responsabilizado tanto na esfera criminal quanto na cível. Em uma esfera, as penalidades são financeiras, como o pagamento de indenização; na outra, a pena pode envolver prisão.
Postado por Tadeu Nogueira às 10:09h