segunda-feira, 17 de agosto de 2020

LISTA DOS "FICHAS-SUJAS" DE CAMOCIM SAI EM SETEMBRO

O Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE) prorrogou o prazo de entrega à Justiça Eleitoral da lista com a relação de nome de gestores públicos com contas desaprovadas, que podem estar inelegíveis com base na Lei Complementar 135, a chamada "Lei da Ficha Limpa". 

A decisão do TCE, segundo resolução normativa assinada pelo presidente da Corte, conselheiro Valdomiro Távora, prorroga até o dia 26 de setembro a data limite da entrega da lista dos gestores com contas desaprovadas com irregularidades insanáveis ou decisão irrecorrível.

A lista de Camocim tem trazido, nas últimas três eleições, o nome do ex-prefeito Chico Vaulino (ex-gestor com mais contas desaprovadas do Ceará) como o mais sujo, seguido de sua esposa, Euvaldete. Mas não para por aí a participação da família em negócios ilícitos envolvendo dinheiro público. 
Iracema Gonçalves Araújo Oliveira, nora de Chico e secretária de saúde de Camocim, no ano de 2012, foi responsabilizada pelas irregularidades que totalizam o prejuízo de R$ 981.256,10. O fato foi detectado pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Um filho, além de um cunhado de Chico também têm figurado nas últimas listas. 

Por Tadeu Nogueira