quinta-feira, 8 de outubro de 2020

CÂNCER DE MAMA: MORTES AUMENTAM 12% EM 2 ANOS NO CE

A mortalidade por câncer de mama cresceu 12% no Ceará entre 2017 e 2019, segundo dados preliminares do Ministério da Saúde. 
Ao todo, 684 mulheres perderam a vida por conta da doença, em todo o estado, em 2017. O número cresceu para 734, em 2018, e para 772, no balanço preliminar do ano passado. O órgão ainda não disponibilizou dados de 2020.

Médicos cearenses apontam que o isolamento social da pandemia do novo coronavírus também prejudicou o diagnóstico da doença. O Ministério da Saúde mostra que o número de mamografias no Ceará caiu 44% de janeiro a agosto de 2020, em comparação com o mesmo período de 2019.

O mastologista Fernando Melo, presidente da Regional Ceará da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), explica que, quanto mais tardia a percepção do tumor, menor é a chance de recuperação.

Para o mastologista, também existe uma motivação cultural para a redução, mesmo com os esforços de rastreamento dos órgãos de saúde. “Existe uma ideia, principalmente no interior do estado, de demorar a procurar atendimento médico. Quando você adia o tratamento e é diagnosticada em fase avançada, o resultado é pior”, garante.

Por Tadeu Nogueira 
Fonte: G1CE