terça-feira, 27 de outubro de 2020

RETOMADA DO TURISMO: CHAVAL NA ROTA DAS EMOÇÕES

Popular entre turistas da região Sudeste do Brasil e estrangeiros, a chamada Rota das Emoções passa por um momento de readequação. 

Como em outros roteiros turísticos espalhados pelo Ceará, empreendedores da região trabalham para retomar a confiança dos turistas, ao mesmo tempo em que atingem públicos diferentes. Além do Ceará, a Rota também passa pelos estados do Piauí e Maranhão.

Há 20 anos atuando no município de Chaval, próximo de Jeri e Camocim, Hermes Mota (foto), proprietário da Churrascaria O Motão, explica que, até antes do período da pandemia do novo coronavírus, os turistas representavam 70% do público frequentador. 

“Quando reabri, tomando todas as medidas possíveis de segurança, diminuindo a quantidade de mesas, de cadeiras, me espantei com o fluxo. Após a abertura, o pessoal do Piauí e do Maranhão entraram no Ceará com muita abundância. No primeiro mês parecia que todo mundo decidiu se divertir. Não é o turista do período, porque agora seria um turista do kitesurf, que é de outros países”, relata. 

Apesar da boa localização do município, Hermes relata que ainda é preciso que os atrativos turísticos de Chaval sejam mais reconhecidos. Ele elenca como destaques os monólitos, grandes estruturas de rochas, em especial a Pedra da Carnaúba, com mais de 100 metros de altura. Na localidade, por exemplo, há opções de trilhas para os visitantes. “O pessoal usa mais meu estabelecimento como um ‘pitstop’ para se alimentar e descansar. Bato muito nessa tecla de que a gente poderia divulgar mais o turismo, antes mesmo de inaugurar a churrascaria”.

Por Tadeu Nogueira 
Fonte: SEBRAE / DN