terça-feira, 15 de dezembro de 2020

ATRÁS DE CHILE E PERU: IDH DO BRASIL CAI 5 POSIÇÕES

De acordo com o Relatório de Desenvolvimento Humano, do Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD), divulgado nesta terça-feira (15), o Brasil caiu cinco posições no ranking de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) em 2019, quando comparado ao ano anterior (2018). 

O Brasil ocupa agora a posição 84 em relação aos 189 países analisados. Em relação aos países vizinhos, Chile, Argentina, Uruguai, Peru e Colômbia apresentam índices maiores. A média brasileira só fica à frente do Paraguai e da Bolívia.

O cálculo computa três indicadores diferentes de cada país: expectativa de vida; renda média per capita e os anos de escolaridade da população.

O IDH varia entre 0 e 1. Neste ano, o último país da lista foi o Níger, com um índice de 0.377; Noruega apareceu em primeiro lugar, com 0.954.

Por Tadeu Nogueira 
Fonte: UOL

Um comentário:

Cassiano disse...

Interessante observar que apesar do Brasil ter perdido 5 posições no ranking, ainda sim melhoramos nosso IDH de 0,762 para 0,765. Importante observar também que nosso IDH é maior do que o da China. Em 2020, deverá haver uma mudança negativa na maioria dos países em virtude da pandemia, além da falência econômica da Argentina.