quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

ALERTA PARA O GOLPE DO FALSO CADASTRO DA VACINA

A Polícia Civil orienta e alerta as pessoas para golpe de falso cadastro para a vacina contra o Covid-19. Há golpes que podem ser aplicados por criminosos com ligações, e-mail, conversas pelo WhatsApp entre outros meios. A ação criminosa tem o objetivo de clonar e roubar dados das futuras vítimas.

O alerta foi realizado inicialmente pelo Ministério da Saúde. O golpe funciona da seguinte maneira: o golpista liga para o celular da vítima e pede dados pessoais para agendar a vacinação. Ela pede para que a pessoa confirme dados. Além das ligações a vítima pode receber link via email ou mensagem de celular solicitando cadastramento.

As pessoas devem se informar sobre como será feita a vacinação no seu município. É importante que as pessoas evitem clicar em links e se certificar de quem enviou essa ferramenta. Também é importante verificar se o número que ligou é um número oficial, se é um órgão público e se os postos de vacinação fazem ligações para cadastro de clientes.

No caso do Ceará, o governo do Estado disponibilizou o cronograma de vacinação que informa qual o momento das vacinações. No primeiro momento a prioridade é para o profissionais da saúde da linha de frente do combate ao coronavírus. Essa vacinação acontece nas próprias unidades de saúde. Também são vacinados idosos que residem em asilos.

Por Tadeu Nogueira 
Fonte: Jornal O Povo