segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

COVID: VACINAS CHEGARÃO A CAMOCIM NESTA SEGUNDA

O primeiro carregamento da tão aguardada vacina contra a Covid-19 já está a caminho do Ceará. O governador Camilo Santana acompanhou a logística do envio na manhã desta segunda-feira (18), no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. 

Segundo o Ministério da Saúde, são 186.720 doses no Ceará para público geral e mais 42.480 separadas para população indígena. A soma dá 229.200 doses. A Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) estimou 218 mil doses. A chegada das vacinas ao Ceará está prevista para 13h15min.

Após a chegada em Fortaleza, as vacinas serão distribuídas para os municípios por meio de regiões. Sobral receberá as doses por via aérea. De lá, caminhões refrigerados seguirão para as demais cidades da zona norte. 

Segundo Ione Sousa, Coordenadora da Área Descentralizada de Saúde de Camocim, as vacinas deverão chegar ainda hoje. "De Camocim, sede da ADS, elas serão enviadas para os municípios de Chaval, Barroquinha, Granja e Martinópole", disse ela ao Camocim Online. 

Segundo Antonio Vandevelde, Coordenador de Imunização da Secretaria Municipal da Saúde de Camocim, as unidades de saúde estão prontas para iniciar a vacinação da população.  

Na primeira fase serão vacinados os trabalhadores da área da saúde que estão na linha de frente contra a Covid-19; idosos acima de 75 anos; pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência; e a população indígena. Cada pessoa receberá duas doses. A segunda será aplicada após 21 dias. A previsão inicial é de que a vacinação comece nesta quarta-feira (20). 

Por Tadeu Nogueira