terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

CAMOCIM E REGIÃO COM FORTES CHUVAS NA MADRUGADA

A madrugada foi marcada por fortíssimas chuvas em praticamente todo o Estado do Ceará. A situação tinha sido prevista pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), que cogitou ainda alagamentos, enchentes, inundações, ou enxurradas, bem como descargas elétricas e ocasionais rajadas de vento.

Até às 9:02h da manhã desta terça-feira (16), segundo a Funceme, a maior chuva, de 200 milímetros, ocorreu em Crateús (Posto Santa Terezinha), nos Inhamuns. Para se ter uma ideia da intensidade das precipitações, ocorridas praticamente durante a madrugada, a décima maior chuva foi de 130mm e ocorreu em Tauá (Posto Vera Cruz). 

No Litoral Norte, a maior chuva, de 125 mm, foi registrada na localidade de Tiaia de Baixo, em Granja. A segunda, de 90mm, caiu em Camocim. A forte chuva serviu de teste para a obra de drenagem e asfaltamento feita ao lado da Escola Alba Maria, histórico trecho de alagamento da cidade. Quase 100% do transtorno acabou, como pode ser constatado na foto tirada no início da manhã de hoje. Além do "toró", a cidade sofreu mais um apagão elétrico. 

Lembrando que os registros da Funceme equivalem ao intervalo entre 7h da manhã desta segunda-feira (15) e o mesmo horário de hoje. 

Confira as demais chuvas da região: Chaval (81.2mm) - Barroquinha (65.7mm) - Martinópole (43mm).

Por Tadeu Nogueira