sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

MESMO SEM PRAIA, CHAVAL AGORA É DA ZONA COSTEIRA

Apesar dos municípios de Chaval, Eusébio e Pindoretama não terem ligação direta com a costa cearense, os três foram inseridos em nova listagem de cidades abrangidas pela faixa terrestre da Zona Costeira Brasileira, divulgada na Portaria MMA Nº 34, de 2 de Fevereiro de 2021. 

Conforme o Secretário do Meio Ambiente do Ceará, Artur Bruno, essa inserção ocorre por serem localidades influenciadas pela economia costeira, ampliando a quantidade de 20 para 23 localidades listadas no Estado. 

Eles são muito influenciados pela economia costeira, tanto na parte de turismo, quanto da parte de pesca, das próprias situações físicas. Os três também têm algumas características de litoral na parte de vegetação, de relevo”, aponta o secretário.

Após essa mudança, os municípios podem ser contemplados em programas e ações que visam o desenvolvimento e incentivo de áreas na costa, explica o geógrafo, Doutor em ciências marinhas tropicais, Eduardo Lacerda Barros. 

No caso de Chaval, o geógrafo e também coordenador do planejamento costeiro e marinho no âmbito do Programa Cientista Chefe - SEMA/SEMACE/FUNCAP, relembra a ligação do mar com o Rio Timonha. 
Por Tadeu Nogueira 
Fonte: DN