terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

PRAÇA ZEQUINHA XIMENES ESTÁ SENDO DESTRUÍDA AOS POUCOS

Reinaugurada em 2016 com toda pompa e circunstância, após uma ampla e moderna reforma, ao ponto de se transformar em mais um cartão-postal de Camocim, a Praça José Ximenes Soares está definhando aos poucos. 

A praça que virou o xodó de muitos, cenário de reuniões entre amigos e famílias, foi escolhida por outros para ser vandalizada de forma descarada, escancarada e impiedosa.  

Sem vigilância, o logradouro, encravado entre a imponente e centenária Igreja Matriz de Bom Jesus dos Navegantes e o Hospital Deputado Murilo Aguiar, está sendo vítima, há tempos, de pessoas que varam a madrugada abusando do álcool, drogas e do som alto. 
O local ainda é utilizado indevidamente como pista de skate. Seus bancos, por exemplo, são improvisados como obstáculos a serem superados por jovens skatistas. 

Em uma ação mais recente, ocorrida na noite desta segunda-feira (08) durante um apagão elétrico, os vândalos arrancaram um poste, depredaram bancos e, por pouco, não destruíram uma imagem de Bom Jesus dos Navegantes que testemunha, de forma impotente, à homeopática depredação sofrida pelo espaço que a abriga. 
O Padre Evaldo Carneiro, que mora ao lado, tem sido uma espécie de "voz no deserto". Sobre a depredação de ontem, ele postou: "Por essa e por outras, a praça pede socorro".
Com a palavra, quem for responsável pela conservação do local. 

Por Tadeu Nogueira