segunda-feira, 22 de março de 2021

FISIOTERAPIA - A GRANDE ALIADA NA RECUPERAÇÃO DA COVID

A fisioterapia é uma das áreas da linha de frente no combate à pandemia de Covid-19. A sua atuação contribui para a reabilitação cardiorrespiratória e motora de quem contraiu a doença. 

As atividades orientadas pelos fisioterapeutas ajudam na recuperação da capacidade pulmonar, diminui a necessidade de medicamentos e o risco de sequelas após o período de internação. 

No ambiente hospitalar, a prática da fisioterapia é importante desde o diagnóstico até a intubação, atuando no fortalecimento da dos pulmões, na execução de procedimentos mais invasivos em pacientes de UTI, no alívio da falta de ar (dispneia), na redução da sensação de fadiga, na suavização da tosse e na melhoria da expectoração.

Após a alta hospitalar, a ação do fisioterapeuta ainda é necessária por um período para que ocorra a reabilitação da respiração, pois uma das complicações em decorrência do vírus SARS-COV-2 é o distúrbio respiratório. Além disso, os exercícios motores ajudam no ganho de massa magra já que durante a internação, decorrente da falta de mobilidade e da alimentação, os pacientes costumam perder entre 10% e 17% de músculos.

É importante lembrar que não é apenas no ambiente hospitalar que a fisioterapia atua, as ações desses profissionais auxiliam na prevenção da doença ao esclarecer as dúvidas da população sobre as recomendações sanitárias. Além disso, a prática de exercícios aeróbicos leves, a adequação de postura e a manutenção da amplitude nos movimentos ajudam nesse período de isolamento social em que o home office e as aulas online acontecem.
Com informações da FM Assembleia 

Por Tadeu Nogueira