quinta-feira, 25 de março de 2021

NOTA DE 50 LIBRAS GANHA ROSTO DO "PAI DA COMPUTAÇÃO"

O Banco da Inglaterra apresentou nesta quinta-feira (25) o design da nova nota de 50 libras (£50), que vai entrar em circulação a partir de 23 de junho de 2021. 

O rosto na cédula é o de Alan Turing, o cientista e programador britânico considerado um dos pais da computação moderna.

Além de artigos acadêmicos reconhecidos, que foram a base de temas como Inteligência Artificial e o próprio funcionamento de computadores, ele foi um dos responsáveis por ajudar a decodificar mensagens inimigas durante a Segunda Guerra Mundial — fato retratado na cinebiografia O Jogo da Imitação (2015), com Benedict Cumberbatch vivendo o pesquisador. 

Turing era homossexual, e hoje é visto como um símbolo da resistência LGBTQ+, além de um exemplo das práticas terríveis da legislação britânica que ainda vigoravam há poucas décadas. Seguindo as leis do Reino Unido, ele foi condenado por "indecência repulsiva" e recebeu injeções para castração química.

Ele morreu em 1954 sob circunstâncias ainda pouco esclarecidas, mas com pistas que indicam um possível suicídio. Ele só recebeu o perdão oficial da Coroa britânica em 2013, com um documento assinado pela rainha Elizabeth II.

Lá vou eu: Tratamento desumano, perdão tardio e reconhecimento mais do que justo. 

Por Tadeu Nogueira
Fonte: Tecnomundo