terça-feira, 20 de abril de 2021

COVID: CONTÁGIO CAI EM CAMOCIM, MAS CENÁRIO SEGUE CRÍTICO

Três das cinco regiões de saúde do Ceará apresentam tendência de queda no índice de transmissão. Fortaleza, Cariri e Sobral estão com taxa de contágio abaixo de 1, o que significa que cada grupo de 100 infectados transmite o novo coronavírus para menos de 100.

A região de Sobral, que engloba cidades como Camocim, Barroquinha, Chaval, Granja e Martinópole, apresenta índice de 0,97. 

Os números foram apresentados pelo Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia do Coronavírus à Secretaria da Saúde (Sesa) do Estado. A análise semanal do grupo baliza as decisões governamentais quanto as medidas sanitárias impostas no decreto.

O cientista-chefe do Comitê e professor do departamento de Física da Universidade Federal do Ceará (UFC), José Soares de Andrade Júnior, explica que a modelagem epidemiológica sugere uma tendência de queda em todo o Estado, mesmo nas duas regiões cujo índice está acima de 1. A região de Sobral obteve a maior queda, saindo de 1,22 para 0,97.

Na avaliação do professor da UFC, as medidas de isolamento social restritivo — iniciadas em todo o Estado no dia 11 de março, com exceção de Fortaleza que teve o lockdown iniciado no dia 5 daquele mesmo mês — tiveram fundamental importância para redução nos casos.

"Começamos a entrar no ponto de estabilidade e temos tendência de decrescimento. Muito provavelmente, na minha avaliação, esses índices devem-se ao isolamento".

Na região de Sobral, a média móvel que em 10 de abril era de 439,57, regrediu para 88,85, conforme números de ontem (18). 

Mesmo com essa projeção de queda, Soares ressalta que o cenário ainda está próximo da criticidade. O estudo mostra que apesar de existir uma estabilidade no contágio, "essa estabilidade ainda está montada em um número muito alto de casos".
Com informações do DN

Por Tadeu Nogueira