terça-feira, 18 de maio de 2021

AÇÕES MARCAM DIA DA LUTA ANTIMANICOMIAL EM CAMOCIM

Nesta terça-feira, 18 de maio, Dia da Luta Antimanicomial no Brasil, 
 Residentes Multiprofissionais da Escola de Saúde Pública do Ceará realizaram diferentes ações no Município de Camocim, como blitz educativa, palestras no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Unidades Básicas de Saúde e na Farmácia Municipal.

O Movimento Nacional pela Luta Antimanicomial surgiu em 1987, a partir de uma iniciativa de trabalhadores em saúde mental, estudantes, pessoas com transtornos mentais e seus familiares. Começou então a discussão sobre as lutas políticas por condições dignas de atenção à saúde mental.

Esse movimento se caracteriza pela luta dos direitos das pessoas com sofrimento psíquico. Além disso, levanta a bandeira de combate à ideia de que se deve isolar a pessoa com sofrimento mental de sua família e comunidade em nome de tratamentos inadequados e puramente medicamentosos, ideia baseada nos preconceitos que atingem as pessoas com sofrimentos mentais.

Assim, o Movimento da Luta Antimanicomial busca lembrar e reforçar que as pessoas com sofrimento mental têm o direito fundamental à liberdade, a viver em sociedade, a receber cuidado e tratamento humanizado, sem abrir mão do seu lugar de cidadão.

Ficou curioso sobre as demais ações desenvolvidas pelos Residentes em Camocim? 
Siga o Instagram @projetoris7

Por Tadeu Nogueira