sexta-feira, 11 de junho de 2021

11 DE JUNHO - BATALHA NAVAL DO RIACHUELO E SEUS HERÓIS

A Batalha Naval do Riachuelo é considerada como decisiva. A vitória obtida pela Marinha brasileira garantiu o bloqueio, impedindo que o Paraguai recebesse armamento do exterior, inclusive os navios encouraçados que havia encomendado na Europa e que depois foram adquiridos pelo Brasil; assegurou para os aliados da Tríplice Aliança a utilização dos grandes rios da região, principais vias de comunicação e “artérias” logísticas para os Exércitos; dissuadiu possíveis aliados do Paraguai, argentinos e uruguaios, de entrarem no conflito, que perdera a chance de ser rápido, com possibilidade de vitória paraguaia. 

De uma estratégia inicialmente ofensiva, o Paraguai, logo depois de Riachuelo, passou para uma estratégia defensiva, perdera as chances de ganhar a guerra. Hoje, comemoramos os 152 anos desta batalha, que é considerada pela Marinha do Brasil como a principal vitória naval de sua História.

Os Heróis desta Grande Batalha

Barão do Amazonas - Destacou-se sempre, como oficial e comandante-chefe. Realizou longas viagens de instrução com turmas de guardas-marinhas, revelando-se verdadeiro homem do mar. Herói da Guerra do Paraguai, foi vencedor da Batalha Naval do Riachuelo em 11 de junho de 1865, quando, investindo com a proa da sua capitânia – a fragata Amazonas – contra os navios inimigos que lhe estavam mais próximos e pondo-os a pique, decidiu a favor do Brasil a sorte da luta. Duas frases de Barroso deixaram claros sua fibra e seu patriotismo, entrando para a nossa história:

“Atacar e destruir o inimigo o mais perto que puder” e “O Brasil espera que cada um cumpra o seu dever”. A importância de sua atuação na Batalha Naval do Riachuelo foi reconhecida pelo governo imperial, que lhe concedeu a Ordem Imperial do Cruzeiro e o título honorífico de Barão do Amazonas. Leia mais AQUI 
Artigo escrito em 2017, pelo Capitão-Tenente Márcio Luiz Neto (1º Tenente à época), atual Agente da Agência da Capitania dos Portos em Camocim.