terça-feira, 1 de junho de 2021

COVID: CE TEM MENOR TAXA DE CASOS DESDE FEVEREIRO

Durante o mês de maio, o Ceará contou com uma média diária de 2.804 casos confirmados de Covid-19, além de 60 óbitos por dia, registrando as menores taxas desde fevereiro deste ano. 

As informações são do IntegraSUS, portal de transparência da Secretaria da Saúde (Sesa), com última atualização na segunda-feira (31).

De acordo com a epidemiologista, pesquisadora e professora da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Thereza Magalhães, o cenário atual de queda de casos e óbitos diários do coronavírus se dá devido ao decaimento exponencial da curva da segunda onda depois do pico epidemiológico.

A professora da Uece ressalta ainda que, com a circulação “normal” de pessoas após a flexibilização das atividades no Estado, é provável que haja uma terceira onda de casos, com um pico estimado para a metade de agosto deste ano.

“No entanto, como normalmente, próximo ao platô e ao pico [da onda], são adotadas medidas de fechamento [lockdown] para que o serviço de saúde consiga dar conta do atendimento desses casos, eu acredito que isso [terceira onda] possa ser adiado para setembro”, esclarece a epidemiologista. Com informações do DN

Por Tadeu Nogueira