sexta-feira, 18 de junho de 2021

PRODUÇÃO DA VACINA CONTRA COVID-19: AGILIDADE QUESTIONADA

Resultado do empenho de profissionais e do uso intenso de tecnologias, a produção das vacinas contra a Covid-19 ocorreu em tempo recorde.

E essa agilidade deveria “ser motivo de orgulho da população, não de desconfiança”, defende a enfermeira responsável técnica, proprietária de uma clínica de vacinação em Camocim, Katarine Araújo Maia.

"Todas as vacinas aprovadas apresentam um bom perfil de segurança e os efeitos adversos são raros. O que eu costumo dizer para meus pacientes é que qualquer vacina pode dar reação adversa, até vacina de gotinha. É o nosso corpo produzindo a imunidade, então não é motivo para preocupação”.

"Infelizmente, enquanto houver replicação viral descontrolada, poderão surgir novas variantes e isso não nos dá uma eficácia 100% no controle da infecção. Mas todas as vacinas que estão disponíveis, que foram aprovadas pela Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária], têm uma boa proteção para as formas graves e reduzem drasticamente os casos de hospitalização e morte. Então, a melhor vacina é a que estiver disponível”, reforça a enfermeira. 
Leia mais no Diário do Nordeste 

Por Tadeu Nogueira