sábado, 12 de junho de 2021

VAZIA: LANCHA QUE SUMIU EM NORONHA PODE SURGIR NO CE

Não é roteiro de filme de terror: há cerca de 15 dias, uma lancha de quase 20 metros de comprimento possivelmente vaga à deriva, sem tripulantes, e pode chegar ao Ceará nos próximos dias. 
O barco, nomeado Maria Bonita VI (foto), está sumido desde o dia 27 de maio e foi visto pela última vez em um porto de Fernando de Noronha.

A curiosa história surgiu na coluna Histórias do Mar, mantida por Jorge de Souza, no site UOL. O dono de Maria Bonita VI, Paulo Fatuch, contou sobre o sumiço da lancha. "É uma sensação esquisita. Só sabemos que o mar levou a lancha embora e ninguém acha".

O barco estava ancorado no porto de Fernando de Noronha e seu sumiço foi detectado pelo mestre responsável pela embarcação, Francisco Melo - mais conhecido como 'Patico'. 

Segundo o tripulante, a noite anterior ao sumiço da lancha foi de bastante ventania, o que causou o rompimento do cabo da ancoragem. "Mas o que não é comum é que ela não tenha sido encontrada em seguida, perto da Ilha", lamentou.

Patico chegou a navegar cerca de 100 quilômetros a procura da lancha, mas não a encontrou. Para ele, a ventania continuou forte no decorrer da noite, empurrando a lancha para bem longe. Mesmo cogitando um possível naufrágio, 

A hipótese da correnteza é a mais desejada por Pitico e Paulo. "Se ela apenas foi levada pela correnteza, deve aparecer em uma praia do Ceará nos próximos dias, especialmente na região de Aracati, onde já foram dar alguns barcos que desgarraram da Ilha", torce o empresário. Pescadores da região, inclusive, já foram avisados sobre a possível chegada do barco.

A distância entre a Ilha e o litoral cearense é de mais de 600 km: em cerca de 15 dias, a travessia do trecho seria concluída, coincidindo com o mesmo período desde que a lancha desapareceu na ilha. Segundo Jorge, o Ceará é apontado como possível local de encontro pois a embarcação possivelmente foi levada por uma famosa corrente marinha que passa rente à ilha e vem até o litoral do Estado.

Através da Capitania dos Portos de Pernambuco, a Marinha foi acionada e já emitiu um aviso aos navegantes da região para que ajudem a encontrar a lancha. Possivelmente à deriva, o barco representa um perigo à navegação, pois pode ser atingido por outras embarcações durante a noite. Com informações do Jornal O Povo 

Por Tadeu Nogueira