quinta-feira, 1 de julho de 2021

COVID: CAMOCIM É A ÚNICA CIDADE DO LITORAL OESTE EM NÍVEL "MODERADO"

Somente 10 cidades cearenses estão atualmente com nível de alerta "moderado" para Covid-19, segundo boletim da Secretaria de Saúde do Estado referente às semanas epidemiológicas 24 a 25, que compreendem o período de 13 a 26 de junho. 

Camocim, que tem atualmente apenas 2 pessoas internadas com Covid-19 em unidades hospitalares, é uma delas. A informação foi divulgada no Diário do Nordeste dessa quarta-feira (30). 

Quando a cidade alcança o nível de alerta "moderado" ou "nível 2", significa dizer que a ocupação dos leitos está entre 70% e 80%, a taxa de letalidade entre 1% e 2% e o percentual de positividade de testes para diagnóstico de Covid-19 entre 25% e 49,9%.

Na 16ª Área Descentralizada de Saúde, que inclui Camocim (sede), Barroquinha, Chaval, Granja e Martinópole, apenas Camocim alcançou o esperado nível de alerta "moderado" no período informado. As demais cidades estão com nível alto para Covid-19. 

A meta agora, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, é Camocim chegar ao "novo normal" (nível 1). A conquista atual, segundo o órgão, deve-se ao empenho da administração municipal e dos profissionais de saúde na vacinação, testagem e atendimento de positivados. 

Por Tadeu Nogueira