quinta-feira, 15 de julho de 2021

JORNAL O POVO DESTACA TURISMO DO KITESURF EM CAMOCIM

Com a manchete "Os bons ventos da Praia do Maceió impulsionados pelo turismo do Kitesurf", o Jornal O Povo colocou Camocim na capa de sua edição desta quinta-feira (15). 
A matéria é assinada pelo Jornalista Afonso Ribeiro. Segue abaixo o texto:  

O relógio marca 17h34min. Pequenos grupos de quatro ou cinco pessoas se reúnem na areia ou nas mesas, em geral com celular à mão, para captar o cenário. 

Com um estonteante pôr do sol como pano de fundo, quase uma dezena de pipas e pranchas de kitesurf tomam de conta do céu e do mar.

A história da pacata e paradisíaca Praia do Maceió, em Camocim, na Região Norte do Ceará, tem influência direta dos esportes aquáticos, sobretudo do kite. Além de propiciar a prática de atividades no mar, os bons ventos foram frutíferos para o local, que tem turismo intenso em alta temporada. Renderam ainda investimentos crescentes, com ascensão em andamento, incremento a partir de empresários internacionais e um toque regional.


Localizada a quase 400 quilômetros de Fortaleza — cerca de cinco horas no trajeto de carro —, a cidade de Camocim se desenvolve de maneira contínua desde 2011. O passo inicial foi dado pelo empresário italiano Omar Nigro, dono de empreendimentos na região. Alemães e franceses também desembarcaram no litoral cearense dispostos a movimentar a economia.

A convite do Hotel Villa Zen, O Povo passou 48 horas em Camocim para conhecer a região. A receptividade calorosa e a permanente disponibilidade de todos criam o clima de aconchego necessário para experimentar as diversas possibilidades gastronômicas — do típico peixe frito com baião à alta culinária italiana —, aproveitar os passeios pelas belezas naturais e confirmar a paixão local pelo kitesurf.

Em poucos passos por dentro de uma vila tranquila, tomada pela vegetação, um beco dá acesso à praia. Na extensa faixa de areia, casas, pousadas, restaurantes e uma escola de esportes aquáticos. Os vizinhos se conhecem e mantêm laços de amizade, com encontros noturnos quase todos os dias para comes e bebes. Um grupo no WhatsApp também estreita a política da boa vizinhança, com contato constante e monitoramento de qualquer presença nova no local, explica a simpática capixaba Graziela Mayumi, gerente do hotel e uma das moradoras com a privilegiada vista para o mar.

"(O que atrai é) A tranquilidade da praia, com certeza, fora a beleza. Isso não tem nem como discutir. Mas a tranquilidade da praia é fundamental. Tem pessoas de Fortaleza que ficam admiradas com a questão de aqui não ter ladrão, drogas, nada disso. Então deixa o cliente à vontade no sentido da tranquilidade. Isso é muito importante", avalia Fabrizio Fozzi, dono da Taverna do Fabrizio.

Ao cair da tarde, Wesley, responsável pela escolinha de kitesurf, é presença certa na Praia do Maceió. Oriundo de um dos projetos sociais desenvolvidos na região, o jovem nascido em Caucaia dá aula e orienta alunos de todas as idades e classes sociais a se aventurarem na água. O fim do mês de junho marca o início da temporada de ventos mais intensos, o que movimenta o litoral em razão do esporte.

A abrangência do público, de fato, é ampla. O juiz de direito Washington Frota, 39 anos, mudou-se para Camocim em 2015 e se encantou pelo kitesurf. Virou praticante do esporte, com viagens em grupo Brasil afora para praticar. Com a facilidade do home office, passou a reservar o final da tarde para cair na água e aproveitar o vento diariamente.
Leia mais no Jornal O Povo 
Foto: JL Rosa