quinta-feira, 12 de agosto de 2021

21 DE AGOSTO: PRONTOLAB TERÁ APLICAÇÕES DE DIU

A Ginecologista Dr.Mikaelle realizará aplicações de DIU no próximo dia 21 de agosto, no Prontolab, em Camocim. 

Faça seu agendamento pelo nosso WhatsApp (88) 9 8844-0680 ou via direct, através de nossas redes sociais.

O DIU, dispositivo intrauterino, é o método contraceptivo considerado um dos mais seguros e eficazes para evitar uma gestação. Atualmente, os principais tipos utilizados são o DIU Mirena (hormonal) e o DIU de cobre.

Pequeno e flexível, o dispositivo pode ter formatos como um T ou Y. E, ao ser inserido no útero, libera substâncias, que tornam o órgão um local hostil para espermatozoide. Assim, impedindo que a fecundação do óvulo aconteça.

Entre as vantagens de escolher o DIU Mirena, está a tendência na redução da intensidade do fluxo menstrual. Além disso, esse tipo de dispositivo auxilia no controle e diminuição de cólicas menstruais. Contudo, apesar da baixa absorção da progesterona, o uso do DIU Mirena pode causar dores nas mamas, agravar casos de acne e aumentar levemente o peso da mulher. Seu prazo de validade também pode ser uma desvantagem se comparado ao DIU de cobre. Pois, a versão hormonal deve ser trocada com cinco anos.

Diferente do DIU Mirena, o modelo de dispositivo de cobre não envolve o uso de hormônio. Sua ação se dá por meio de ionização, em que o cobre cria um ambiente hostil para a sobrevivência do espermatozoide. Dessa forma, impedindo que aconteça seu encontro com o óvulo e resulte em um possível fecundação. Superior ao hormonal, o DIU de cobre pode ser mantido no útero por até 10 anos. Além disso, por não envolver o uso de hormônios, a versão envolve menos efeitos colaterais e seu valor é mais baixo. Contudo, assim como o DIU Mirena, o dispositivo de cobre apresenta desvantagens. A principal delas é a possibilidade de provocar ciclos menstruais mais longos e intensos. E, consequentemente, aumentar os casos de cólicas.

Entre o DIU Mirena e o DIU de cobre, a versão ideal será aquela que o médico recomendar para sua paciente, com sua decisão baseada em sua própria escolha. Além disso, por não se tratar de um sistema que depende da ingestão diária de comprimidos ou aplicações mensais, o DIU é a melhor forma para evitar a gravidez indesejada, de maior duração e menores efeitos colaterais. Com informações do Dr.Rogério Augusto da Silva

Instagram: @prontolab_camocim
Facebook: @prontolabcamocim
Prontolab Camocim (R.24 de Maio, 1680, centro) - Contato: (88) 3621-2758