segunda-feira, 9 de agosto de 2021

A MÁSCARA CAIU

A vitória de Betão Souza (PP) para prefeito em Martinópole escancarou de vez o atual declínio político do neófito deputado Romeu Arruda (foto), líder da oligarquia Arruda, grupo que controla Granja há mais de 50 anos. 

Em menos de 2 anos, essa é a segunda prefeitura que ele perde na região. A primeira, no pleito de 2020, foi a de Barroquinha, quando Jaime Veras, aliado do deputado estadual Sérgio Aguiar (PDT), venceu Ademar Veras, que tentava a reeleição com apoio de Arruda. 

A segunda aconteceu também em 2020, em Martinópole, quando James Bel, igualmente apoiado por Sérgio Aguiar, derrotou Júnior Fontenele. 
Assim como Ademar, Fontenele não conseguiu se reeleger. Ambos, Fontenele e Ademar, mesmo com a "máquina" na mão e apoio da estrutura da prefeitura de Granja, comandada por Romeu desde 2013, não tiveram o aval dos eleitores para que permanecessem à frente dos respectivos municípios.   

No caso de Martinópole, a derrota foi dobrada. Em menos de 9 meses, Júnior Fontenele conseguiu ser derrotado duas vezes nas urnas. Explica-se: como a eleição de 2020 foi anulada, uma outra, suplementar, foi realizada no dia 1º de agosto. Nesse caso, Fontenele perdeu para Betão Souza, vereador e presidente da câmara, que administrava a cidade de forma interina. 

Além das perda das duas prefeituras, o deputado Romeu vislumbra agora ficar sem o controle do Consórcio de Saúde de Camocim, presidido atualmente pelo prefeito de Chaval, Sebastião Veras, cujo maior "destaque" até agora foi ter sido indiciado recentemente pelo crime de lesão corporal grave contra um jovem de 22 anos. 

A sequência de dissabores políticos do chefe da oligarquia granjense acabou desaguando no plenário da Assembleia Legislativa. Na quinta-feira (05), na volta dos trabalhos legislativos de forma presencial, visivelmente descontrolado, o parlamentar fez ataques ao prefeito Betão, ao seu grupo político, liderado no município pelo ex-prefeito James Bel e também ao deputado Sérgio Aguiar, demonstrando seu inconformismo com mais uma derrota em Martinópole. 
Na ocasião, o deputado Romeu resolveu apelar para o pessoal, atacando uma das filhas de Sérgio, atitude que causou revolta entre os demais parlamentares, que rapidamente se posicionaram.  

"O deputado Romeu errou nitidamente quando ofendeu a filha do deputado Sérgio. Seria muito digno chegar e pedir perdão e desculpa ao pai de família. Eu, como pai, não gostaria de ouvir isso", disse o deputado Apóstolo Luiz Henrique (Progressistas). 

A prática de desferir ataques pessoais contra adversários é conhecida por parte do deputado Romeu. Ele só não tinha feito isso ainda no parlamento do Estado. Há quem diga que, após 2 anos na Assembleia, esse teria sido o primeiro discurso em que os deputados realmente puderam conhecer sua verdadeira "face". Pelo jeito, eles perceberam que qualquer um deles agora poderá ser a "próxima vítima". 
"O que ele fez na Assembleia não é novidade por aqui. E ele só se mostrou lá dessa forma por causa do estrago que a vitória do Betão causou na política dele", disse um morador de Granja. 

Por Tadeu Nogueira