terça-feira, 3 de agosto de 2021

DUPLA QUE VELEJOU EM CAMOCIM GANHA OURO EM TÓQUIO

Com uma largada excelente, Martine Grael e Kahena Kunze administraram com tranquilidade a briga com as rivais e conquistaram, nesta terça-feira (03), na baía de Enoshima, a medalha de ouro na classe 49erFX de vela. Elas agora são bicampeãs olímpicas. 

Martine e Kahena estiveram em Camocim em janeiro de 2020, a convite do Jornalista Tino Marcos, para participarem de uma reportagem que tinha como foco o esporte praticado pelas duas e o dia a dia dos pescadores locais em suas canoas artesanais. A matéria foi exibida no último dia 15 de julho, durante o Jornal Nacional, alcançando, só nesse primeiro momento, mais de 35 milhões de telespectadores. 

Em Camocim, a dupla ficou logo amiga da pescadora Maria Helena da Silva, de 76 anos. Encontraram semelhanças nas mãos calejadas pela pesca e pelo esporte. E, claro, velejaram juntas. 

"Você pode dar uma espairecida, também receber um pouquinho de energia do sol, aquela luz, traz uma energia para você voltar ao seu objeto de foco com muito mais intensidade", disse Martine sobre Camocim. 
"Todo lugar que a gente tentar viajar, a gente tenta pegar a essência do lugar", completou Kahena. 

Por Tadeu Nogueira - Foto: Vando Arcanjo