sexta-feira, 20 de agosto de 2021

IFCE DE ACARAÚ TERÁ CURSO PROFISSIONAL PARA PESCADOR

O reitor do IFCE, José Wally Mendonça Menezes, e o diretor-geral do campus de Acaraú, João Vicente Santana, assinaram, na manhã desta quinta (19), um acordo de cooperação técnica com a Diretoria de Portos e Costas (DPC) da Marinha do Brasil, representada pelo Diretor, o Vice-Almirante Alexandre Cursino de Oliveira. 

O objeto central da parceria é a Acreditação do IFCE Acaraú pela DPC para ministrar cursos do Ensino Profissional Marítimo (EPM) para Aquaviários do 3º Grupo - Pescadores.

A iniciativa atende a uma necessidade de formar novos profissionais na área, diante da crescente demanda de mercado. O IFCE vai ministrar e proporcionar a infraestrutura para a realização dos cursos e selecionar os candidatos, entre outras providências.

Segundo o diretor-geral do campus, professor João Vicente Mendes Santana, o acordo proporciona à unidade do Instituto a oportunidade de "voltar a ministrar cursos para os aquaviários, o que representa uma grande relevância à Instituição, uma vez que colabora para a cadeia produtiva de um segmento tão importante, como a pesca, o que prova o empenho do nosso campus, juntamente com a Reitoria, em oferecer à comunidade um ensino de excelência", destacou.

Conforme o o Vice-Almirante Alexandre Cursino de Oliveira, Diretor de Portos e Costas da Marinha, foi possível verificar no campus "a excelência nas instalações e o entusiasmo do corpo docente e técnico e, desta forma, temos a certeza, por parte da autoridade marítima, que a formação de pescadores nesta região será muito boa e virão a ter acesso ao conhecimento e capacitação, que lhes permitirá atuar com mais segurança no mar", pontuou.

O reitor do Instituto Federal, professor Wally Menezes, ressaltou que, reveste-se de grande relevância ao Instituto o Acordo de Cooperação assinado com a Marinha, que permitirá o "desenvolvimento de um leque de ações pelo campus, por meio de cursos, o que tem uma importância educacional sem igual. Parceria essa que abre novas oportunidades em economia solidária e alternativas e novas oportunidades de integração com o pescador e suas famílias, profissional este que na sua simplicidade tem a função mais nobre, de levar o alimento para nossas casas. Desta feita, este Acordo é uma oportunidade ímpar para a Marinha e para o Instituto", disse. Com informações do Campus do IFCE Acaraú

Por Tadeu Nogueira