terça-feira, 17 de agosto de 2021

MARINHA FORMA 30 PESCADORES PROFISSIONAIS EM ITAREMA

A Agência da Capitania dos Portos em Camocim (AgCamocim), em parceria com a Prefeitura Municipal de Itarema (CE), realizou, no dia 6 de agosto, a Cerimônia de Formatura para 30 alunos do Curso de Formação de Aquaviários – Pescador Profissional Nível 1 (CFAQ-POP 1/MOP 1), Turmas 4 e 5, na sede da Colônia de Pescadores e Aquicultores Z-19, em Itarema.

Durante a formação, promovida no período de 22 de julho a 5 de agosto, foram ministradas disciplinas sobre atividades de pesca, segurança na condução e operação de embarcação, sistema de propulsão a motor diesel, procedimentos elementares de primeiros socorros, combate a incêndio, técnicas de sobrevivência pessoal e Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar (PNCLM).

Os pescadores foram qualificados para tripularem embarcações que operam nos polos pesqueiros de Porto dos Barcos e Torrões, em Itarema, com as competências definidas na Convenção Internacional sobre Padrões de Instrução, Certificação e Serviço de Quarto para Marítimos (STCW/78).

Na cerimônia de formatura, foram entregues os Certificados de Proficiência (DPC-1034) e as Cadernetas de Inscrição e Registro (CIR). A solenidade contou com a presença do Prefeito de Itarema, Elizeu Monteiro; do Secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Meio Ambiente, Francisco Martins do Nascimento Neto; bem como da Presidente e da Vice-Presidente da Colônia de Pescadores e Aquicultores Z-19 em Itarema, Natércia Ferreira Rodrigues e Glaís Alves, respectivamente. Com informações da AgCamocim

Por Tadeu Nogueira