segunda-feira, 23 de agosto de 2021

MÍDIA E SUICÍDIO: POSIÇÃO DO CAMOCIM ONLINE

Em grande parte das redações, é recomendado aos jornalistas que evitem ao máximo a divulgação de suicídios. Muitos entendem que essa exposição pode vir a ser o estopim de uma série de outros atos semelhantes.

Entre as normas editoriais do grupo RBS (Rede Brasil Sul de Comunicações), por exemplo, consta o seguinte tópico: "As notícias sobre suicídios – a não ser em casos excepcionais – não devem ser divulgadas ou destacadas".

O manual de Rádio e Televisão do Sistema Globo (principal grupo de mídia do Brasil) também faz referência ao tema: "Em princípio, não se deve divulgar casos ou tentativas de suicídio. Qualquer possibilidade de exceção deve ser cuidadosamente avaliada pela direção de jornalismo da emissora".

O Camocim Online concorda com as linhas adotadas pelos Grupos RBS e Globo. Essa postura já vem sendo aplicada por nós, de forma mais incisiva, desde dezembro de 2016.
Entendemos que o tema deve sim ser abordado, mas de forma didática, esclarecedora, sem sensacionalismo, como suporte para todos que estejam enfrentando transtornos que possam resultar na decisão extrema de tirar a própria vida. Para isso, periodicamente, publicamos matérias relacionadas ao assunto, sempre levando em conta o posicionamento de profissionais da área, como Psiquiatras e Psicólogos.

Por Tadeu Nogueira (Editor-Chefe do Blog Camocim Online)