quarta-feira, 11 de agosto de 2021

POSTOS PODERÃO VENDER COMBUSTÍVEIS DE OUTRAS MARCAS

O presidente Jair Bolsonaro vai autorizar a venda de combustíveis de outras marcas nos postos brasileiros através de Medida Provisória (MP), que será lançada nesta quarta-feira (11). 
O texto deverá liberar ainda o comércio de etanol diretamente das usinas para os postos.

Em ambos os casos, as mudanças encontram resistência entre as maiores distribuidoras de combustíveis do país. No entanto, o Ministério de Minas e Energia (MME) defende que as medidas aumentarão a concorrência, beneficiando o consumidor final.

A MP trata da "tutela regulatória da fidelidade à bandeira", permitindo que os postos que exibam marca comercial de distribuidoras, como Shell, Ipiranga ou BR, possam vender combustíveis de outros fornecedores, desde que informado ao consumidor.

Em 2020, quando abraçou a ideia, Bolsonaro disse que a venda direta representaria uma redução de R$ 0,20 por litro no preço do etanol, conta que é questionada pelo mercado de combustíveis.

A escalada dos preços dos combustíveis, que atingiram valores recordes em 2021, tem impactado a popularidade de Bolsonaro, que já cortou impostos federais sobre diesel e gás de cozinha, mas sem resultados no preço final dos produtos.

A alta nas refinarias, que acabou engolindo os descontos, reflete a recuperação do preço do petróleo e a desvalorização cambial, os dois principais indicadores usados pela Petrobras em sua política de preços. Com informações do DN 

Por Tadeu Nogueira